Social Icons

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Projeto UNIMED VIDA


Alunos da 2ª série aprenderam como deve ser feita uma alimentção saudável a base de frutas.

Professoras integrantes do Projeto: Nair, Luciana, Fabiana e Teresinha.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Anti -Tabagismo


Trabalho de concientização: Anti-Tabagismo, realizado pela professora Shirley e seus alunos na tarde de ontem (16/07) em nossa escola.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Projeto Pré - Jovem


Alunos que concluiram a participação no Pré - Jovem em momento de confraterização ao término do projeto.

Projeto POP ART

Projeto Pop Art - Sala de artes II, realizado pela Professora Luciana com alunos da 7ª 03 e 8ª 02.

Feira Interna de Matemática




sexta-feira, 3 de julho de 2009

Cinema

Estes são os alunos que ganharam um passeio devido a particapação do projeto "Minha Maquete" juntamente com a professora Eliane. Eles passaram por avaliações e os vencedores ganharam como prêmio uma tarde ao cinema.

OASIS

OASIS MUNDI SANTA CATARINA esteve em nossa escola para divulgar o trabalho que eles realizam com a população. Alguns de nossos alunos foram selecionados para realizarem juntamente com eles este trabalho voluntário com a comunidade do Bairro Fortaleza.


Ache outros vídeos como este em Oasis Santa Catarina





quinta-feira, 2 de julho de 2009

Sala Informatizada

Alunos da 3ª série utilizando os computadores da Sala Informatizada para pesquisa sobre Reciclagem.

Tecnologias + Conteúdos = Oportunidades de Ensino

Um trecho da reportagem da revista NOVA ESCOLA deste mês.

TICs, tecnologias da informação e comunicação. Cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas letrinhas. Entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provoca reações variadas. Qual destes sentimentos mais combina com o seu: expectativa pela chegada de novos recursos? Empolgação com as possibilidades que se abrem? Temor de que eles tomem seu lugar? Desconfiança quanto ao potencial prometido? Ou, quem sabe, uma sensação de impotência por não saber utilizá-los ou por conhecê-los menos do que os próprios alunos?

Se você se identificou com mais de uma alternativa, não se preocupe. Por ser relativamente nova, a relação entre a tecnologia e a escola ainda é bastante confusa e conflituosa. NOVA ESCOLA quer ajudar a pôr ordem na bagunça buscando respostas a duas questões cruciais. A primeira delas: quando usar a tecnologia em sala de aula? A segunda: como utilizar esses novos recursos?

Dá para responder à pergunta inicial estabelecendo, de cara, um critério: só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos. Isso exclui, por exemplo, as apresentações em Power Point que apenas tornam as aulas mais divertidas (ou não!), os jogos de computador que só entretêm as crianças ou aqueles vídeos que simplesmente cobrem buracos de um planejamento malfeito. "Do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas", afirma Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA.

Da soma entre tecnologia e conteúdos, nascem oportunidades de ensino - essa união caracteriza as ilustrações desta reportagem. Mas é preciso avaliar se as oportunidades são significativas. Isso acontece, por exemplo, quando as TICs cooperam para enfrentar desafios atuais, como encontrar informações na internet e se localizar em um mapa virtual. "A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje", afirma Marcia Padilha Lotito, coordenadora da área de inovação educativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Em outros casos, porém, ela é dispensável. Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.

As dúvidas sobre o melhor jeito de usar as tecnologias são respondidas nas próximas páginas. Existem recomendações gerais para utilizar os recursos em sala (veja os quadros com dicas ao longo da reportagem). Mas os resultados são melhores quando é considerada a didática específica de cada área. Com o auxílio de 17 especialistas, construímos um painel com todas as disciplinas do Ensino Fundamental. Juntos, teoria, cinco casos reais e oito planos de aula (três na revista e cinco no site) ajudam a mostrar quando - e como - computadores, internet, celulares e companhia são fundamentais para aprender mais e melhor.

  • Quem se interessar em continuar lendo sobre a reportagem acesse: http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml

Nove dicas para usar bem a tecnologia

O INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.

O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.

O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.

O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.

A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.

O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.

A RESPONSABILIDADE
Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.

A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.

A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.

Tarde Recreativa


Circo

Alunos da 3ª série juntamente com sua Professora Ivanir, fizeram uma visita ao circo na tarde de ontem para entrevistarem a proprietária do local com a finalidade de coletar dados para o projeto “PIPOCA” que está sendo desenvolvidos por eles.

Festa Junina

Viva São João!!!
Alunos de 1ª a 4ª série festejaram com muita comida gostosa e alegria a festa junina da escola.
Nesta foto, alunos da Professora Ivanir.

Tabagismo

Alunos da 4ª série juntamento com a professora Shirley, estão desenvolvendo um trabalho sobre Tabagismo.

Palestra com a Prof.ª Eliane Wamser

Tivemos a presença da professora Eliane Wamser em nossa escola, ela veio nos apresentar como será desenvolvido o seu trabalho com nossos alunos adolescentes. Eles irão aprender boas maneiras e regras de civilidade.

OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia

Alunos da 4ª série juntamente com a Professora Eliane criaram maquetes demostrando o sitema solar.
Teve até votação para a escolha da melhor maquete.
Parabéns pela criatividade!